Valências Sociais
ERPI
As Estruturas Residências para Pessoas Idosas são alojamentos coletivos, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem.
A ERPI da ARIPSI acolhe pessoas idosas de ambos os sexos, temporária ou permanentemente, procurando proporcionar-lhes um são ambiente de convívio e de participação, gerador de bem-estar pessoal e social. A capacidade do Lar é de 59 camas, sendo determinada percentagem a definir reservada para a Segurança Social.
Para além do alojamento fornece alimentação, presta cuidados de higiene e conforto e desenvolve actividades que fomentem o convívio, proporcionando a animação social e a ocupação dos tempos livres dos seus utentes.
SAD
Serviço de Apoio Domiciliário é a resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou pessoas que se encontrem no seu domicilio, em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
O SAD da ARIPSI intervém com residentes na área geográfica da freguesia da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira.
Centro de Dia
O Centro de Dia presta um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção da pessoa no seu meio social e familiar, das pessoas com 65 e mais anos, que precisem dos serviços prestados pelo Centro de Dia, como sejam higiene pessoal e alimentação.
O Centro de Dia da ARIPSI tem capacidade para setenta e cinco utentes, e acordo com a Segurança Social (Portaria 196-A/2015) para sessenta.
Centro de Convívio
O Centro de Convívio é a resposta social de apoio a atividades sociais, recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas, residentes numa determinada comunidade. Visa especialmente:
- Prevenir a solidão e o isolamento;
- Incentivar a participação e potenciar a inclusão social;
- Fomentar as relações interpessoais e intergeracionais;
- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.